nhouse

nhouse
nhouse

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Oscar Niemeyer x o fundador da Bauhaus



Entre Gropius e Niemeyer, eu sou #TeamZanine desde criancinha, mas a história é boa. Segundo o Brainstorm9, Niemeyer disse ao Correio Braziliense:

“A Bauhaus, que é a turma mais imbecil que apareceu, chamava a arquitetura de a casa habitar. Não interessava a forma, desde que o quarto estivesse perto do banheiro, a cozinha perto da sala e funcionasse bem. Foi um período de burrice que conseguimos vencer. A escola que eles construíram nunca ninguém pensou nela, porque não tem interesse nenhum, ninguém nunca ouviu falar. E o chefe do negócio, o Walter Gropius, era um babaca completo. Ele foi na minha casa nas Canoas, subiu comigo e disse a maior besteira que já ouvi: “Sua casa é muito bonita, mas não é multiplicável”. Pensei: que filho da puta! Para ser multiplicável teria que ser em terreno plano, teria que procurar um terreno igual e meu objetivo não era uma casa multiplicável, era uma casa boa para eu morar. Eles eram assim, sem brilho nenhum. E o trabalho que ele deixou é um monte de casas que se repetem. Foi um momento que ameaçou a arquitetura, mas Le Corbusier e os outros reagiram. Foi um momento em que a burrice queria entrar na arquitetura, mas foi reprimida.”
Matéria tirada do blog: http://www.dcoracao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário